Abramos el cesto del sagrado saber
Que hablen nuestros ancestros
Dejemos sonar los cantos y rezos ancestrales
Que nos guíen por los caminos de La paz
E La compresíon entre los hombres

12 maio 2011

Benefícios do Temazcal

Os benefícios físicos que a tenda do suor oferece se estendem a problemas reumáticos, prostáticos, de artrite, hepáticos, do sistema nervoso, problemas digestivos, má circulação, problemas pulmonares e nos brônquios bem como transtornos glandulares como os de tiróide. Por suas características curativas, é um método eficaz para estimular todos os órgãos internos, limpando do nosso corpo uma grande quantidade de toxinas acumuladas por medicamentos e/ou provenientes da própria alimentação, que ainda que seja feita de forma regrada, é sabido que atualmente enfrentamos muitos problemas com a contaminação.

A tenda do suor é uma terapia poderosa no tratamento de muitas enfermidades e doenças, sejam elas agudas e/ou crônicas. É possível ainda combater o stress e a insônia, além de dinamizar e melhorar os processos mentais sem produzir reações adversas. Estimula todo o sistema hormonal. Funciona como uma faxina sangüínea ao varrer as toxinas e impurezas através do suor, automatizando o sistema circulatório e estimulando as glândulas sudoríparas, auxiliando também, de maneira natural nas deficiências cardiovasculares e no que diz respeito às enxaquecas. Estima-se que em uma hora um adulto normal perca 1 litro de suor, o que equivale na verdade em um quilo de toxinas, ou seja: um dia a menos de trabalho poupado aos nossos rins.

Limpa e descongestiona os canais nasais e paranasais, graças ao efeito do calor e da inaloterapia, que acontece com o vapor da água somado a fumaça das ervas e flores curativas depositadas nas pedras, durante a cerimônia. Com tudo isso, é possível aliviar os casos de sinusite, catarros, asma, bronquite, enfisemas e demais problemas de ordem pulmonar.

Ajuda na eliminação de gorduras, que saem por meio do suor juntamente com outros elementos que em desequilíbrio, causam dano ao organismo como ácido úrico, colesterol, triglicéres, e cálcio metastático, que por conseqüência auxilia nos tratamentos de obesidade e de envelhecimento prematuro da pele.




Elimina o cansaço crônico físico e metal, problemas de má digestão e prisão de ventre, pulmonías, entumecimentos, acalma todo o tipo de dor, descongestiona o sistema linfático e produz notável melhoria na qualidade de vida das pessoas que sofrem de diabetes e hipertensão.


Muitas mulheres mesoamericanas se banham dentro do Inipi para amenizar os desconfortos trazidos pelo seu período menstrual. Foi comprovado a eficácia da tenda do suor com relação aos cistos nos ovários, evitando desta maneira cirurgias de alto risco. A tenda do suor pode ser utilizada por mulheres que desejam resolver problemas quanto a infertilidade, menstruação, cólicas, gravidez além do próprio parto e a tradicional quarentena posterior a este, bem como estimular a produção do leite materno.

Segundo Jeanne Achterberg, do ponto de vista físico, há um componente bioquímico - das altas temperaturas corporais febris, que refletem a reação natural às toxinas - relacionado com o sistema imunológico em ação. As elevadas temperaturas da Tenda, podem imitar essa atividade ou induzí-la . Além do mais, o suadouro pode atuar como procedimento esterilizador, eliminando bactérias e vírus e outros organismos que proliferam à temperatura do corpo, mas sensíveis ao calor.

O crescimento de tumores também pode ser inibido quando a temperatura normal do corpo é significativamente elevada. O calor aplicado aos tumores vem constituindo um tratamento experimental para o câncer em aproximadamente cinqüenta centros médicos nos Estados Unidos. Seymor Levitt, chefe de radiologia terapêutica do Hospital Universitário em Minneapolis, aperfeiçoou o tratamento empregando uma fonte de calor japonesa, que penetra profundamente na pele e aquece o tumor a uma temperatura de 47 graus.

Aparentemente, o calor não é apenas eficaz para exterminar células cancerosas, mas também torna as células cancerosas sobreviventes mais vulneráveis à radiação e à quimioterapia.


Fontes de consulta:

Centro Interior Mandala – Colômbia
Mary Ann Eddowes – Comunidad Tawantinsuyu – Peru
Léo Artese – Associação Brasileira de Xamanismo
Yahoo! Grupos - Caminho Sagrado