Abramos el cesto del sagrado saber
Que hablen nuestros ancestros
Dejemos sonar los cantos y rezos ancestrales
Que nos guíen por los caminos de La paz
E La compresíon entre los hombres

10 abril 2011

Benefícios físicos e psicológicos do Yoga

O yoga (ou Ioga) traz muitos benefícios aos seus praticantes a longo prazo, benefícios que são a nível físico e a nível psicológico.

Entre as várias vantagens de praticar yoga, a nível físico, incluem-se:

Flexibilidade

Praticamente todos os exercícios de yoga dão flexibilidade aos nossos músculos tensos, acabando por trazer maior largura de movimentos nas articulações.

Os músculos mais beneficiados pela prática do yoga são as costas, as pernas e os ombros.

Força

Para as posições mais avançadas é necessário suportar o nosso próprio corpo com certos músculos, como as pernas (uma perna de cada vez), os braços (de cabeça para baixo).

Além disso, os movimentos no yoga são todos feitos muito lentamente, o que também proporciona um desenvolvimento da força muscular, ao contrário de movimentos rápidos de outras actividades.

Tonificação muscular

Além de ficar com mais força, os músculos ficam também mais tonificados, devido ao treino de força e flexibilidade que é realizado numa aula de yoga.

Prevenção das dores

Já se sabe que o exercício físico é bom para tratar do corpo, tornando-o mais resistente a dores, além disso o yoga proporciona flexibilidade nas articulações e o resultado é excelente.

Dores nas costas, se passa muito tempo ao volante ou ao computador, são problemas comuns e praticar yoga atenua bastante essas dores musculares.

Problemas na espinha dorsal também podem ser corrigidos pelo alinhamento que as posições do yoga permitem em cada aula.

Respirar melhor

A maioria das pessoas não respira de forma correcta, que inclui uma respiração completa e lenta.

O yoga tem exercícios denominados Pranayamas que se focam na respiração e ensinam a respirar melhor, usando toda a capacidade dos pulmões.

A respiração ajuda a controlar o sistema nervoso, o que traz benefícios em termos mentais, como redução da ansiedade e sensação de relaxamento.

Redução do stress

Talvez o benefício mais famoso do yoga para quem não conhece nada desta forma de arte, a redução do stress.

A actividade física proporcionada pelos exercícios do yoga, juntamente com a concentração e meditação, fazem com a eliminação do stress seja alcançada com a prática regular.

Durante uma aula de yoga, a sua mente está completamente afastada de todos os problemas do dia a dia e este afastamento recarrega as suas baterias de uma forma quase mágica. É famosa a sensação de alegria no final de cada aula de yoga, onde os praticantes estão muito relaxados.

Redução da ansiedade

Com a velocidade do mundo actualmente, são cada vez mais as pessoas que vivem com extrema ansiedade, que pode levar a problemas graves de saúde.

O yoga tem exercícios denominados Ásanas, que são fisicamente intensos, mas que acalmam a mente porque é necessário concentrar-se naquilo que o seu corpo está a fazer num determinado momento da prática.

O yoga é também muito conhecido pelas técnicas de meditação, que se focam na respiração ou qualquer outro método de concentrar a atenção do cérebro num objecto, eliminando o mais possível todos os pensamentos que podem querer entrar no cérebro. A prática regular de meditação incluída no yoga, ajuda a acalmar a mente.

Relação corpo e mente

Praticar yoga com regularidade provoca uma relação mente e corpo como nunca experimentou antes.

Esta comunhão nasce dos movimentos lentos e controlados que a sua mente necessita de ordenar ao corpo, e este necessita de responder de forma a satisfazer essa necessidade. Começa a ter sensações sobre o seu corpo que podem ir a detalhes mínimos, como concentrar-se num único dedo do pé ou transferir toda a sua força para um dos braços e equilibrar todo o corpo.

Vai sentir-se mais confortável dentro do próprio corpo e isto traz uma melhoria da postura e um aumento da autoconfiança.


Fonte Web: Vida de Qualidade